Profissionalismo e Autodidático | O meu cuidado no dia a dia como engenheiro

Introdução:

Faz 5 anos que trabalho como freelance de web. entrei na faculdade com 30 e passou 1 ano. Cada vez mais estou sentindo a importância da parte teórica e documentação. Por isso hoje vou tentar organizar um pouco dos meus cuidados no autodidático.

No Sun Tzu diz ”Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”. Conhecer si mesmo é mais difícil e importante do que conhecer o inimigo.

Esse artigo é feito em duas partes. A primeira sobre mentalidade e a segunda sobre metodologia. Acredito que há utilidades para iniciantes.

Shin-Gi-Tai | Mentalidade

Shin-Gi-Tai é um modo de pensar o componente elemental da pessoa nas artes marciais no Japão.

Shin: significa “coração” no sentido de mentalidade.
Gi: significa “técnica” pode entender como tática, prática.
Tai: significa “corpo” que pode ser entendido como saúde, energia, vigor e vitalidade. Esses três lados se unem como um único elemento porque um influencia o outro.

Aqui que é sobre profissionalismo. É muito difícil definir o significado desta palavra mas eu entendo que um profissional é aquele que “fornece estavelmente o produto( ou serviço) de qualidade estável”

O importante aqui é que não importa se a qualidade é boa ou ruim, basta estar estável. Outra coisa é bom saber o papel da sua profissão. Isso depende da empresa, ambiente e época mas ter uma resposta sua para o seu trabalho ajuda não se perder na carreira.

Ex: “Um engenheiro deve saber construir algo que nunca construiu”

“O designer tem que intender o profundo o verdadeiro problema e saber guiar as pessoas para a solução”

Mas lembra que isso não se discute. Cada um tem a sua resposta.

Shin | Mentalidade (Foco)

Hoje sinto muito a importância do foco(ou objetivo) da pessoa. Pensar em como quer ficar no futuro é muito importante.

O objetivo pode ser “Não ralar muito no trabalho e ganhar o suficiente” ou “ser o melhor da área” mas tem que ser algo real. Neste mundo que está cada vez mas competitivo até os desejos simple exige uma certa ralação e as pessoa são obrigadas a levar a sério.

O importante é

  • Ser humilde
  • Nunca desistir
  • Mentalidade de ouvir o 1 e conhecer o 10
  • Prestar atenção noque as pessoas falam
  • 80% do problema está dentro de você

Ser humilde funciona de várias maneiras. Primeiro ninguém gosta de ensinar algo para uma pessoa arrogante. Nem ser amigo. Tentam passar longe. Para ter uma boa vida, boa relação com as pessoas e fundamental.

Nunca desistir. O macete de conseguir algo é tentar até conseguir. Vale a pena fazer isso? Então não desista. Nunca. ”Mentalidade de ouvir o 1 e conhecer o 10”. Use a sua cabeça. Não fique esperando as pessoas te ensinar. Se depender delas você nunca vai sair deste lugar.

Prestar atenção noque as pessoas falam, principalmente quando está falando sobre você. Na maioria das vezes elas tem a razão. Quem avalia você são elas.

80% do problema está dentro de você. Mais fácil você se adaptar no mundo do que adaptar o mundo em você. Mas lembre também que existem coisas que você não pode fazer nada.

Gi | Técnica

O nível da sua habilidade vai depender muito da sua mentalidade. Se você tem um foco e tem uma mentalidade boa o resto é sobre metodologia. Você pode seguir a abaixo.

  • Se conheceu algo novo, experimente
  • Faz até conseguir
  • Se conseguiu, tente melhorar a qualidade

Técnicas, habilidades são as suas ferramentas. Se quiser facilitar o trabalho pratique o suficiente e seja expert.

Tai | Corpo

Se você tem uma mentalidade boa e tenta evoluir a sua técnica, você já deve ter um físico bom. Mas se você trabalhar no seu físico a sua mentalidade e técnica estabiliza.

  • Saúde é a base de tudo
  • Caminhar e correr limpa a sua mente
  • Descansar direito

Shu-Ha-Ri | Metodologia

Shu-Ha-Ri é metodologia de aprendizado. Normalmete um mestre treina os alunos seguindo essa metodologia. Aqui é uma readaptação para autodidático.

Hoje temos uma situação maravilhas com a internet e há vários materiais didáticos divertidos mas sem o objetivo acaba não chegando em lugar nenhum. Por isso que a mentalidade é importante antes de tudo.

Shu | Base

Shu é a faze de construir a base. Conhecer e absorver os padrões.
O modo mais rápido de construir a base é imitar. Imitando você cria um modelo dentro de você.

Escolha um site ou livro e imite até dominar(conseguir fazer aquilo sem olhar nenhuma referência). Parece fácil mas para conseguir imitar perfeitamente você precisar do mesmo nível de conhecimento.

Inicial mente você vai desenvolver a sua habilidade e isso é divertido. No fim dessa fase vai ter uma queda de velocidade de desenvolvimento e fica um pouco chato. Cuidado para não desistir nesta hora.

Se existe alguma teoria ou receita, você segue = Shu

Ha | ( Avanço )

Se você domina a base tá namora de er para o avanço.

Aqui você tenta melhorar os padrões que você aprendeu na base testando as suas ideias. Isso ajuda aprofundar o entendimento dos princípios da base.

Você pode buscar conhecimentos e técnicas de outras áreas e misturar com a base. Nessa faze você deve estar divulgando as suas pesquisas em blogs ou palestras.

Se existe alguma teoria ou receita, você deve está melhorando = Ha

Ri | (Mestre)

Você deve estar trabalhando como um gerente ou dirigindo a sua empresa. Com o seu próprio estilo e desenvolvendo novas bases.

Criando novas teorias ou receitas = Ri

Conclusão

Básica mente você deve ter o objetivo primeiro. Lembrando que se quiser ganhar mais que o outro tem que mostrar que você faz a diferença. E tente não para e desenvolver as suas habilidades. Os rivais não vão parar.

© 2016 Walker